terça-feira, 4 de março de 2008

Código de conduta para Bloggers

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Tim O'Reilly, criador do conceito "web 2.0", criou um código de conduta para todos os bloggers e blogs.
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1. Somos conscientes da responsabilidade das nossas próprias palavras e reservamos o direito de filtrar comentários no nosso blog que não estejam conforme os padrões básicos de civismo.
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2. Não dizemos nada online que não seriamos capazes de dizer em público.
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3. Se quaisquer conflitos aumentarem de intensidade, entraremos em contacto pessoalmente antes de responder publicamente.
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4. Sempre que nos apercebermos que alguém está a ser vítima de um ataque, tomaremos uma providência.
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5. Não permitiremos comentários anónimos, mas permitiremos comentários com pseudónimos.
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6. Ignoramos os trolls* *Troll: designa uma pessoa ou grupo cujo comportamento tende sistematicamente ofensivo ou que provoca, destrutivamente, as pessoas numa discussão. Os Trolls costumam deixar comentários provocadores ou difamatórios em blogs.
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7. Incentivamos as plataformas de blogs para a imposição mais rigorosa dos seus Termos e Condições de utilização de serviço.

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imagem retirada de www.wittysparks.com/2007/07/23/web-20-to-web-30/


Web 2.0 - Wikipedia

Web 2.0 na Wikipedia em inglês e português.


Imagem (veja original) por Luca Cremonini

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webdois.wordpress.com - web-20-wikipedia

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Sobre web 3.0 ver

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Web 3.0 - PT - Wikipédia

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12/04/2007 - 17h18

Blogueiros se rebelam contra projeto de código de boa conduta

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da France Presse, em San Francisco

A publicação, nesta semana, de um projeto de código de boa conduta nos blogs despertou a ira de blogueiros.

Blogueiros se rebelaram contra qualquer tipo de regulamentação que, afirmam, poderia pôr fim à liberdade de expressão de que desfrutam os internautas hoje.

Tim O'Reilly, criador do termo Web 2.0 (usado para descrever a segunda geração da World Wide Web), e Jimmy Wales, criador da enciclopédia online Wikipédia, publicaram na rede um projeto que propõe um "código de boa conduta do blog" para impor a cortesia na rede.

A idéia do texto foi de O'Reilly, depois da publicação de ameaças de morte anônimas no blog da autora Kathy Sierra, sua amiga. O incidente alarmou a blogosfera americana nas últimas semanas.

"Uma cultura se baseia em acordos partilhados que nos permitem viver juntos", escreveu O'Reilly ao apresentar o pedido de um código de conduta.

"[Devemos] nos assegurar de que a cultura que criamos com nossos blogs é uma da qual nos sentimos orgulhosos", acrescentou.

Mas a divulgação de um primeiro esboço de regras de conduta para os comentários na rede incomodou os internautas, que acusaram seus autores de agirem como caciques da nova era, desprezando o precioso direito à liberdade de expressão.

O código proposto pede que seja apagado o conteúdo dos blogs que for abusivo, ameaçador, difamatório, falso ou que viole as promessas de confidencialidade ou direito à privacidade.

O'Reilly sugere que os blogueiros que adotarem a última versão do código coloquem em seus sites a imagem da insígnia da polícia, com a inscrição "civility enforced" (civilidade reforçada).

Os que se negarem a adotá-lo se identificariam com uma banana de dinamite acesa e a inscrição "anything goes" (tudo é permitido).

"Amo a 'civilidade', mas prefiro usar 'tudo é permitido'", escreveu o blogueiro Joe Hunkins em mensagem destinada a O'Reilly.

Os blogueiros temem que a proibição do anonimato limite os comentários procedentes de países contrários à liberdade de expressão.

"Em regimes autoritários e cruéis, só faremos críticas ao regime se quisermos ser enforcados", escreveu o "espectador paquistanês", em resposta à proposta.

Segundo David Sifry, fundador da ferramenta de buscas Technorati, especializada em listar blogs, os blogueiros têm a liberdade de retirar os comentários que considerarem inapropriados de seus sites.

"Um dos princípios que levaram à criação da internet é o da livre expressão", disse ele.

"Não estou certo de que um código de conduta seja a resposta", disse, por sua vez, Mike Tippett, um dos fundadores do site de informação NowPublic.

Segundo ele, as pessoas não usam códigos de civilidade para fazer ligações ou enviar cartas.
De acordo com o Technorati, o número de blogs passou de 8 milhões, em março de 2005, para mais de 72 milhões, em março de 2007.

Leia mais
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    www1.folha on line - uol - br

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